ASSOCIAÇÃO SORRISO DE VOLEIBOL

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

NOVAS REGRAS DO VOLEI





SUPERLIGA 2008/2009 ADOTA DUAS DAS TRÊS NOVAS REGRAS DO VOLEIBOL

As novidades não param na Superliga. Na edição passada, a fórmula de disputa foi alterada para que o vôlei pudesse ser massificado ao ter os jogos transmitidos pelo SporTV e as finais pela TV Globo. Para a edição 08/09, foi anunciado pela Comissão Brasileira de Arbitragem de Voleibol que serão adotadas na competição as novas regras aprovadas pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

A primeira mudança será com relação à invasão da linha central. Será permitido invadir a quadra adversária com qualquer parte do corpo, desde que uma parte dos pés do jogador esteja sobre a linha central ou dentro da quadra de sua equipe. Não será permitida a invasão caso haja contato direto com o adversário por baixo da rede.

Outra modificação será com relação ao toque na rede. Anteriormente, qualquer movimento que o jogador fizesse e tocasse na rede com qualquer parte do corpo era considerado falta. Agora, só será falta quando o jogador tocar na parte superior da fita ou na antena, também na parte de cima da fita. Os atletas poderão tocar na malha da rede desde que esta ação não seja uma vantagem para a sua equipe, não atrapalhe o jogo do adversário, e ele não se apóie na rede para realizar o movimento.

Novas regras para depois da Superliga

As equipes poderão ter dois líberos inscritos entre os 12 jogadores. No entanto, somente um poderá atuar. Caso haja a troca direta de um líbero pelo outro, por qualquer motivo, o jogador que for trocado não terá o direito de retornar à partida. Essa nova regra, especificamente, não entrará em vigor na Superliga 08/09. Ela começará a ser adotada depois, nas competições nacionais.

Mas na inscrição das equipes para as competições, o número de atletas aumentará de 12 para 14, com a possibilidade de dois líberos inscritos. No entanto, para a partida, a equipe poderá usar 12 jogadores, dentre eles até dois líberos, caso queria.